Como passar na OAB

Como passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)? Aqui daremos algumas dicas para te ajudar antes e durante a prova; contudo, é bom deixar claro que na prova da OAB, diferentemente das provas de concursos públicos, não existe concorrência. Basta alcançar a pontuação mínima que a carteira estará na mão.

Aqui vão algumas dicas que, praticadas conjuntamente, vão te garantir aprovação na prova da Ordem, seja na primeira ou na segunda etapa.

1. Afinidade

Essa primeira dica pode parecer um grande clichê , mas é real. Vamos lá! Na escolha da matéria que você vai fazer na segunda fase, é primordial para o seu sucesso que você escolha aquela com a qual tem maior afinidade e facilidade. Se não consegue saber qual é essa matéria, pense fora da caixa. Você pode se perguntar, por exemplo: qual disciplina vou precisar para a carreira que pretendo seguir, seja por meio de concursos públicos ou na advocacia privada? Isso pode servir de incentivo, se você pensar que vai aproveitar o estudo em preparação à prova da OAB para algo maior.

2. Estratégia

Ter estratégia nos estudos é quase tão importante quanto estudar. O exame da Ordem, por ser composto de muitas matérias em sua primeira fase, torna quase impossível que o candidato estude todo o conteúdo, principalmente por ter um edital tão mal redigido.

Agora que já sabemos isso, não podemos perder tempo tentando estudar todas as matérias. A dica aqui é a seguinte: vamos escolher 3 matérias pra estudar mesmo, com afinco, lendo doutrina, jurisprudência, fazendo resumo e, principalmente, fazendo muitas questões.

Essa escolha é por sua conta. Contudo, como estamos aqui para dar dicas, aconselho que uma dessas 3 matérias seja aquela que você escolheu para fazer na segundo fase do exame, por razões óbvias. Em segundo lugar, é sugiro escolher a disciplina de Processo Civil, em razão de ser uma matéria necessária tanto para a construção de sua peça, na segunda etapa do exame, quanto para a sua atuação profissional, após o sucesso na prova. Em terceiro lugar, eu te daria duas opções: escolher a matéria de Ética e Estatuto da OAB, por se tratar de uma matéria com chances reais de gabaritar, ou escolher uma matéria com grande número de questões na prova.

Para que não fique nenhum mal entendido, o restante das matérias também precisa ser estudado, mas, por uma questão de tempo e de estratégia, esse estudo pode ser feito unicamente por meio de simulados e questões, que devem ser feitos todos os dias até a data da prova.    

3. Ler não é Estudar

Apesar de muitas pessoas confundirem esses dois conceitos, ler não é sinônimo de estudo. Independentemente do tempo diário que você tem disponível para estudar, sempre escolha a qualidade em vez do tempo. O que quero dizer é o seguinte: a quantidade de leitura que você fizer no seu dia de estudo não vai contribuir em nada para a sua aprovação. Para obter êxito em sua preparação, você precisa se preocupar muito mais com a absorção do conteúdo. Não adianta ler muito e guardar quase nada. É mais eficiente ler de forma ativa: fazendo anotações, resumos e sempre muitos exercícios. Dessa forma, ainda que leia pouco, no final você terá conseguido aprender aquele conteúdo e o estudo terá sido eficiente.

4. Conhecer a prova

Conhecer seu oponente antes da batalha é primordial. Como fazer isso quando seu oponente se chama Exame da Ordem? De uma forma muito simples, mas comprovadamente eficaz: é necessário que você faça muitos simulados, provas anteriores, questões objetivas e discursiva. Aqui não tem quantidade mínima: faça o máximo que puder fazer, mas com a maior atenção possível. Se estiver na segunda etapa do Exame, nada de utilizar o computador! Você deve fazer as questões e a peça a caneta, pois quanto mais parecida sua preparação for do exame real, melhor ela será.

A prova da Ordem tem suas regras próprias, então, não deixe de ler todo o edital e tirar todas as dúvidas antes mesmo de começar seus estudos. É muita matéria para perder tempo estudando de forma equivocada. Não se preocupe se, durante sua preparação, você errar as questões ou errar a peça. Agora é a hora de errar. Aliás, os erros podem te ajudar a revisar a parte da matéria que não ficou bem compreendida. Com o tempo de estudo, seus erros vão diminuindo e você estará preparado até o dia da prova.

5. Treine seu Português

Uma falha enorme de muitos candidatos é não se preparar para a escrita. Não se esqueça de que o português será pontuado nas questões abertas. Além disso, se você não conseguir compreender bem as perguntas, não conseguirá respondê las corretamente.

A melhor forma de se preparar nesse aspecto é escrevendo bastante e, se possível, pedir a alguém que seja bom em português para corrigir seus textos. Não existe forma melhor de aprender a escrever bem do que escrevendo. Também é importante ler com frequência. Mas não faça qualquer leitura. Nesse momento de estudos, leia textos e artigos coerentes com a prova que vai prestar.

6. Atualização

Quando vamos fazer provas, sempre tem alguém oferecendo materiais, tais como aulas online, ou aquelas aulas de última hora. Não pense que vou dizer que isso não pode ser utilizado nos seus estudos, muito pelo contrário! Existem, hoje, muitas aulas gratuitas excelentes e podemos conseguir materiais de amigos que já prestaram a prova. Contudo, o barato pode sair caro. Lembre- se que você vai gastar tempo e dinheiro para prestar a prova da Ordem, então tenha foco. Não saia pegando todo material que aparecer. O Direito muda com muita frequência, então existem chances reais desses materiais não estarem atualizados e revisados, e, em se tratando de provas, não podemos errar uma pergunta porque usamos materiais ruins. Não importa a fonte que você escolher para estudar (apostila, vídeo, PDF, doutrina), desde que tenha o cuidado de verificar se está atualizada com o edital para o qual está estudando.

Por fim, de nada adiantará ter estudado tudo com dedicação e ter seguido as dicas acima se você não for capaz de controlar sua ansiedade antes e, principalmente, durante a prova. Uma dica que posso dar a esse respeito é: não estude na véspera! Se ficou interessado em saber mais sobre dicas para melhorar ansiedade na prova, deixe um comentário.  

Para saber mais sobre acesse nosso blog: https://mixtureba.blog/

Agora que já leu e entendeu todas as dicas está na hora de estudar, abaixo deixo dois links de excelentes cursos que poderão garantir sua aprovação:h

Cronograma 90 dias OAB – Direito com Carlos :https://hotm.art/vvoyX8F1
Como se concentrar nos estudos:http://edzz.la/8FX8D?a=99094698

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: